Histórico profissional (principais pontos)
Formação:
2016/2018 – Mestrado em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, PROURB, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.
2004/2005 – Especialização "Certificat Européen en Architecture et Developpement Durable" pela École polytechnique fédérale de Lausanne, EPFL, Suíça e Université Catholique de Louvain, UCL, Bélgica.
1994/1998 – Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Projetos:
2017 – Prêmio Menção Honrosa - Concurso Nacional de Arquitetura para a nova unidade do SESC Limeira (membro do consórcio dos escritórios Materiabase Arquitetura e Urbanismo, Gru.a e Studio Cha0).
2014 - Coordenação, em parceria com escritório Arqhos Consultoria e Projetos, de equipe multidisciplinar para a concepção e desenvolvimento do Projeto de Revitalização da Pesca Artesanal, contratado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, RJ. Valor do contrato: 1,6 milhões de reais. A área de intervenção engloba 4 comunidades pesqueiras da Baía da Guanabara, abrangendo diretamente uma população de 2,4 mil pessoas, numa área urbana de waterfront com 31 ha de extensão. Projeto pautado por processo participativo junto à população local, envolvendo 41 profissionais. Escopo: Levantamentos, Cadastramento, Diagnóstico, Análise, e Projeto (Anteprojeto ao Executivo). Disciplinas: Urbanismo, Arquitetura, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente, Turismo e Pesca Artesanal. Rio de Janeiro, RJ.
2014 - PUNF: Projeto de restauro do Casarão da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo, antigo Palacete do II Barão das Duas Barras, aprovado pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. O processo envolveu, desde a fase analítica com o Diagnóstico (levantamento físico, histórico e documental, análise tipológica e construtiva, prospecção arquitetônica, diagnóstico dos agentes de degradação e estado de conservação, mapeamento de danos) às etapas propositivas de Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Básico, Projeto Executivo e Projeto Legal. O escopo inclui também a coordenação e execução dos projetos complementares de instalação elétrica (inclusive SPDA), instalação de águas pluviais e, também, projeto de combate e prevenção a termitídeos. Área de intervenção: 523,48 m2. Localidade: Nova Friburgo, RJ.
2013 – Participação, no âmbito do escritório de arquitetura Arqhos Consultoria e Projetos, na coordenação e desenvolvimento do projeto arquitetônico (inclui adequação ergonômica, certificação ambiental, memorial descritivo e caderno de especificações), das três Arenas Cariocas com capacidade para 36 mil espectadores, edifício de 85 mil m², para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Rio 2016.
2002-2003 –Membro da equipe de desenvolvimento arquitetônico e urbanístico do PAE, Plano de Ação Estruturador, 2ª fase do Projeto Beira Rio. Elaboração de subsídios conceituais para o processo de desenvolvimento de diretrizes para projetos e políticas em todo o território municipal, tendo como foco o rio e suas relações com a cidade. Prêmio ex aequo, IAB/SP, 2006-07. Piracicaba, SP.
1999-2000 – Coautoria do Museu da Água. Levantamento, concepção e desenvolvimento do projeto executivo, de requalificação da antiga estação de água (1887), em local público de educação ambiental. Cliente: Serviço Municipal de Água e Esgoto. Área de intervenção 6.039,04m² (1.989,45 m² edificada e 4.095,50m² urbanização e paisagismo). Piracicaba, SP.
Consultoria:
2015/2016 – Co-autoria do documento Minha Casa Minha Vida Sustentável. Referências técnicas para especificações de projetos, obras e serviços definidos como um conjunto mínimo necessário para garantir maior sustentabilidade urbanística, ambiental, social e econômica em empreendimentos de habitação de interesse social, estabelecendo diferenciais, acima dos padrões mínimos exigidos pelo Regulamento Federal do Programa MCMV Faixa 01. Duque de Caxias, RJ.
2012/2013 – Elaboração integral do documento público “Estado da Arte da Construção Sustentável” contratado via Ministério do Meio Ambiente, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA. Concepção de seis cadernos, no qual foi tratada a questão da Construção Civil lato sensu, dentro do Projeto PNUMA 61-P7 (Brazil Project): Produção e Consumo Sustentáveis, a partir do Processo de Marrakech. Brasília, DF.
2013 – Relatório, pautado por critérios de sustentabilidade do ambiente construído, de diagnóstico e análise, de empreendimento de alto padrão na costa verde do Rio de Janeiro, contratado pela Plant Inteligência Ambiental. Áreas: terreno 120 mil m², construída 67 mil m².
2010/2012 – Gestão de obra em certificação de dois empreendimentos, ambos LEED Gold, para a construtora Omar Maksoud Eng, na construção do Centro Administrativo da Raízen, Core & Shell, (11 pontos de meta de obra + 03 pontos de inovação), área construída 10.672,92m². Piracicaba, SP, e SESC Sorocaba, certificado LEED Gold, New Construction, área construída 22.274,00m². Sorocaba, SP.
Ensino e Pesquisa:
2016 – Apresentação de artigo científico. “Minha casa minha vida sustentável - Duque de Caxias, RJ. Um debate sobre a qualidade na produção do espaço urbano” (MINTO; SENRA; BURTSCHER, 2016), publicado nos anais e apresentado à ocasião do II Congresso de Habitação Coletiva Sustentável. São Paulo: FAU USP.
2015 – Palestrante convidado. Arquitetura sustentável e Habitação Popular no Brasil. Arquitetura Tropical no Antropoceno. Um laboratório de habitação de baixo custo em ambientes tropicais. Promoção: TU Berlin, Plataforma Hibrida (UdK e TU Berlin), Instituto CASA, PUC-RJ, UFRJ e Studio-X. Coordenação: Rainer Hehl, Julian Schubert, Elena Schütz, Leonard Streich, Nanda Eskes e Sandra Becker. PUCRio. Rio de janeiro, RJ.
2014 – Curadoria e apresentação de palestra. Colóquio da Terceira natureza: Em busca do convívio entre o meio ambiente e a produção do espaço, 2014. Virada Sustentável, São Paulo, SP.
2010 – Palestrante convidado. Gestão de Resíduos. Programa Jovem Trabalhador, Embu das Artes, SP. 10 alunos, 8h.
2008 – Instrutor convidado. Técnicas construtivas em terra. Instituto CRIS, SP. 7 alunos, 8h.
2007 – Instrutor convidado. Técnicas construtivas em terra. Rede Permear, Botucatu, SP. 8 alunos, 10h.
Foto: Lucas Louis