Histórico profissional (principais pontos)

Formação:

2016/2018 – Mestrado em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, PROURB, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

2004/2005 – Especialização "Certificat Européen en Architecture et Developpement Durable" pela École polytechnique fédérale de Lausanne, EPFL, Suíça e Université Catholique de Louvain, UCL, Bélgica.

1994/1998 – Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Projetos:

2017 – Prêmio Menção Honrosa - Concurso Nacional de Arquitetura para a nova unidade do SESC Limeira (membro do consórcio dos escritórios Materiabase Arquitetura e Urbanismo, Gru.a e Studio Cha0).

2014 - Coordenação, em parceria com escritório Arqhos Consultoria e Projetos, de equipe multidisciplinar para a concepção e desenvolvimento do Projeto de Revitalização da Pesca Artesanal, contratado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, RJ. Valor do contrato: 1,6 milhões de reais. A área de intervenção engloba 4 comunidades pesqueiras da Baía da Guanabara, abrangendo diretamente uma população de 2,4 mil pessoas, numa área urbana de waterfront com 31 ha de extensão. Projeto pautado por processo participativo junto à população local, envolvendo 41 profissionais. Escopo: Levantamentos, Cadastramento, Diagnóstico, Análise, e Projeto (Anteprojeto ao Executivo). Disciplinas: Urbanismo, Arquitetura, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente, Turismo e Pesca Artesanal. Rio de Janeiro, RJ.

2014 - PUNF: Projeto de restauro do Casarão da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo, antigo Palacete do II Barão das Duas Barras, aprovado pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. O processo envolveu, desde a fase analítica com o  Diagnóstico (levantamento físico, histórico e documental, análise tipológica e construtiva, prospecção arquitetônica, diagnóstico dos agentes de degradação e estado de conservação, mapeamento de danos) às etapas propositivas de Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Básico, Projeto Executivo e Projeto Legal.  O escopo inclui também a coordenação e execução dos projetos complementares de instalação elétrica (inclusive SPDA), instalação de águas pluviais e, também, projeto de combate e prevenção a termitídeos. Área de intervenção: 523,48 m2. Localidade: Nova Friburgo, RJ.

 

2013 – Participação, no âmbito do escritório de arquitetura Arqhos Consultoria e Projetos, na coordenação e desenvolvimento do projeto arquitetônico (inclui adequação ergonômica, certificação ambiental, memorial descritivo e caderno de especificações), das três Arenas Cariocas com capacidade para 36 mil espectadores, edifício de 85 mil m², para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Rio 2016.

2002-2003 –Membro da equipe de desenvolvimento arquitetônico e urbanístico do PAE, Plano de Ação Estruturador, 2ª fase do Projeto Beira Rio. Elaboração de subsídios conceituais para o processo de desenvolvimento de diretrizes para projetos e políticas em todo o território municipal, tendo como foco o rio e suas relações com a cidade. Prêmio ex aequo, IAB/SP, 2006-07. Piracicaba, SP.

1999-2000 – Coautoria do Museu da Água. Levantamento, concepção e desenvolvimento do projeto executivo, de requalificação da antiga estação de água (1887), em local público de educação ambiental. Cliente: Serviço Municipal de Água e Esgoto. Área de intervenção 6.039,04m² (1.989,45 m² edificada e 4.095,50m² urbanização e paisagismo). Piracicaba, SP.

Consultoria:

2015/2016 – Co-autoria do documento Minha Casa Minha Vida Sustentável. Referências técnicas para especificações de projetos, obras e serviços definidos como um conjunto mínimo necessário para garantir maior sustentabilidade urbanística, ambiental, social e econômica em empreendimentos de habitação de interesse social, estabelecendo diferenciais, acima dos padrões mínimos exigidos pelo Regulamento Federal do Programa MCMV Faixa 01. Duque de Caxias, RJ.

2012/2013 – Elaboração integral do documento público “Estado da Arte da Construção Sustentável” contratado via Ministério do Meio Ambiente, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA. Concepção de seis cadernos, no qual foi tratada a questão da Construção Civil lato sensu, dentro do Projeto PNUMA 61-P7 (Brazil Project): Produção e Consumo Sustentáveis, a partir do Processo de Marrakech. Brasília, DF.

2013 – Relatório, pautado por critérios de sustentabilidade do ambiente construído, de diagnóstico e análise, de empreendimento de alto padrão na costa verde do Rio de Janeiro, contratado pela Plant Inteligência Ambiental. Áreas: terreno 120 mil m², construída 67 mil m².

2010/2012 – Gestão de obra em certificação de dois empreendimentos, ambos LEED Gold, para a construtora Omar Maksoud Eng, na construção do Centro Administrativo da Raízen, Core & Shell, (11 pontos de meta de obra + 03 pontos de inovação), área construída 10.672,92m². Piracicaba, SP, e SESC Sorocaba, certificado LEED Gold, New Construction, área construída 22.274,00m². Sorocaba, SP.

Ensino e Pesquisa:

2016 – Apresentação de artigo científico. “Minha casa minha vida sustentável - Duque de Caxias, RJ. Um debate sobre a qualidade na produção do espaço urbano” (MINTO; SENRA; BURTSCHER, 2016), publicado nos anais e apresentado à ocasião do II Congresso de Habitação Coletiva Sustentável. São Paulo: FAU USP.

2015 – Palestrante convidado. Arquitetura sustentável e Habitação Popular no Brasil. Arquitetura Tropical no Antropoceno. Um laboratório de habitação de baixo custo em ambientes tropicais. Promoção: TU Berlin, Plataforma Hibrida (UdK e TU Berlin), Instituto CASA, PUC-RJ, UFRJ e Studio-X. Coordenação: Rainer Hehl, Julian Schubert, Elena Schütz, Leonard Streich, Nanda Eskes e Sandra Becker. PUCRio. Rio de janeiro, RJ.

2014 – Curadoria e apresentação de palestra. Colóquio da Terceira natureza: Em busca do convívio entre o meio ambiente e a produção do espaço, 2014. Virada Sustentável, São Paulo, SP.

2010Palestrante convidado. Gestão de Resíduos. Programa Jovem Trabalhador, Embu das Artes, SP. 10 alunos, 8h.

2008Instrutor convidado. Técnicas construtivas em terra. Instituto CRIS, SP. 7 alunos, 8h.

2007 – Instrutor convidado. Técnicas construtivas em terra. Rede Permear, Botucatu, SP. 8 alunos, 10h.

Foto: Lucas Louis